1º SEMINÁRIO/TOUROS-RN


O Conselho Tutelar do Município de Touros organizou em parceria com a Prefeitura de Touros o I SEMINÁRIO DO LITORAL NORTE POTIGUAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR E DEMAIS INTEGRANTES DO SISTEMA DE GARANTIAS DE DIREITOS HUMANOS  DE CRIANÇA E ADOLESCENTE. 




Foram 4 (quatro) dias de capacitação, entre os dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, participarão Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, Policiais Militares e Civis, Advogados, profissionais da Saúde  e Assistência Social, além de educadores, profissionais que atuam em CREAS e CRAS, e demais atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes. Ao participarem deste evento que em sua primeira realização em Touros, vem para suprir a necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes, entre os atores que estão vinculados aos três eixos do Sistema de Garantia de Direitos, (Defesa, Promoção e Controle). 

Este evento teve a finalidade de proporcionar formação continuada, promover um espaço de debate democrático de ideias sobre o Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; frisar a importância da prática dos Conselheiros Tutelares como ponto estratégico no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, trocar experiências para a formulação de propostas, e, refletir acerca da importância do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, nos seus 27 anos de vigência.

Data: 26 à 29 de outubro de 2017 
Local: Ginásio Poliesportivo Irmã Aloísia Gerhardinger 
Rua: Fausta Tenório, Centro, Touros/RN
E-mail: atj.cominformatica@gmail.com
Ou pelo link: aqui.
Telefone: (84) 99117-0225 (João Nelo)

ENCARTE OFICIAL DO I SEMINÁRIO DO LITORAL NORTE POTIGUAR


Foi realizado na cidade de Touros-RN no período de 26 à 29 de outubro o I Seminário do Litoral Norte Potiguar de Formação Continuada Para os Membros do Conselho Tutelar, estiveram presente representantes de 22 cidades do RN:  Poço Branco, São Tomé, Riachuelo, João Câmara, Paramirim, Pedra Grande, São Miguel do Gostoso, Ceará Mirim, Acari, Assú, Tangará, Bento Fernandes, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Caicó, Baraúna, Currais Novos, Rio do Fogo, Pendência, Campo Redondo, Taipú e Touros.


Na abertura, no dia 26, participaram diversas autoridades, secretários, vereadores, conselheiros, ex-conselheiros, professores, coordenadores, assistentes sociais, dentre outras. Izabel Cristina, presidente da Câmara Municipal de Touros, prestigiou a abertura do evento, em seu discurso parabenizou os Conselheiros Tutelares de Touros e deus as boas vindas aos visitantes. O vereador Francisco de Assis Soares também esteve presente  no evento.


O secretário Ruzem Modesto representando o Prefeito Assis do Hospital também deu boas vindas aos participantes e parabenizou os conselheiros de Touros pela garra e pela coragem em realizar um evento desta magnitude. 

Na sexta(27) foi realizado o credenciamento e um TUR, promovido pela Prefeitura Municipal de Touros, os participantes conheceram os principais pontos turísticos da cidade, com as orientações turísticas de Lenira Barros, Ruzem Modesto e Paulo Renan. O farol, os canhões coloniais, a igreja, o marco colonial, o cruzeiro das almas, o tourinho, obelisco do centenário, monumento do km 0 da br 101, as praias, as dunas e o rio maceió.

Na sexta a tarde, foram abordados os temas: Trabalho Infantil: uma realidade a ser combatida e Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: conhecer para combater, com o palestrante Gilliard Medeiros - Psicólogo do CEDECA (Casa Renascer – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente). Logo em seguida a palestra: O Conselho Tutelar e o atendimento da criança vítima de violência. Palestrante: Drª Sandra do CAOP (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Família).

No sábado(28) foi realizada diversas palestras, iniciando pela palestra: Atribuições do Conselho Tutelar. Palestrante: Delson de Oliveira (Ex-Conselheiro Tutelar de Macau/RN). Em seguida foi o momento da palestra: Trabalhando em rede pela infância. Palestrante: Luzmarina, assistente social.

Na tarde do sábado foi o momento para dialogar a respeito do ciclo de aplicação de medidas: como usar os instrumentais na aplicação das medidas e o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência - SIPIA Palestrante: Antônio Rinaldo (Ex-Conselheiro Tutelar de Mossoró/RN).

No domingo(29) foi momento do encerramento com a palestra "o trabalho em colegiado gera resultados extraordinários: experiências de um trabalho em equipe". Palestrante: João Nelo (Geógrafo, graduando em Pedagogia, Pós-graduando em Psicopedagogia e Conselheiro Tutelar de Touros/RN. Em seguida foi a vez da palestra: Conceito de família a luz do Estatuto da Criança e do Adolescente.Palestrante: Ruzem Modesto (Advogado).  Encerrou com a avaliação e a entrega dos certificados.

O evento contou a presença da Juíza da Comarca de Touros, Drª Lidiane que parabenizou o evento e tratou a respeito da teoria e prática das leis brasileiras na efetivação dos direitos da criança e do adolescente. O evento contou com a participação de Aumyr Felipe e Amaury e do cantor ítalo Show que abrilhantou a noite cultural do da sexta e do sábado na Chácara Pequeno Paraíso no Geral, distrito de Touros.

A equipe do Conselho Tutelar de Touros agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento: ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Touros-RN (CMDCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, (CONSEC-RN), Conselho Tutelar do Município de Touros (CT TOUROS), a ATJ.COM INFORMÁTICA. A Parceria da Prefeitura Municipal de Touros – RN, na pessoa de Assis do Hospital, da Secretaria de Administração, Secretaria de Assistência Social “CRAS e CREAS”, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras. Nosso muito obrigado.

Confiram os registros do encontro:

































Nenhum comentário:

Postar um comentário